Como redirecionar domínio pelo Registro.br
O passo a passo para redirecionar um domínio pelo Registro.br é muito simples. Ainda assim, preste bastante atenção em cada detalhe.
1. Acesse o seu painel de controle do Registro.br
O primeiro passo, como esperado, é acessar o painel de controle do Registro.br. Isso poderá ser feito clicando no link superior direito “Acessar conta” (marcado em vermelho na imagem abaixo) ao acessar a página inicial do site.
Após isso, será apresentada a tela de login. Insira seus dados de Código, CPF, CNPJ ou domínio + a sua senha. Se não lembra dessas informações, verifique no seu e-mail. Normalmente, o Registro.br protocola tudo por lá.
2. Selecione o domínio que deseja configurar o redirecionamento
Com o login realizado, clique no nome de domínio que deseja configurar o redirecionamento.
Se tiver mais de um domínio registrado, tome muito cuidado para não confundir e acabar redirecionando outro. Dependendo da situação e das configurações específicas de DNS, pode ser um pouco complicada resolvê-la.
3. Configure o endereçamento
Na seção DNS, clique em Configurar Endereçamento. Se essa tela não aparecer assim, como na imagem abaixo, para você, é porque seu domínio está apontando para um DNS específico. Para remover esse apontamento, clique em “Alterar os servidores DNS” e depois em “Utilizar servidores DNS do Registro.br”.
Se a tela apareceu exatamente como está abaixo, clique em “Configurar endereçamento”.
Pode ser que essa opção esteja oculta se o modo avançado do DNS estiver ativado. Se for o caso, mude para o modo básico.
4. Insira o Endereço para Redirecionamento
No campo “Endereço do site” digite o endereço que deseja redirecionar o seu domínio. No link “exibir redirecionamentos mais comuns” podemos ver uma lista de redes sociais disponíveis. Mas não é necessário se limitar apenas a elas. O registro.br as exibe como forma de ajudar o usuário, mas qualquer endereço de site válido pode ser usado.
5. Salve as alterações realizadas
Depois, basta clicar em “Salvar alterações” e seu redirecionamento estará concluído com sucesso. Se ele não funcionar de imediato, espere poucos minutos até a alteração se tornar definitiva.
Dúvidas sobre redirecionamento de domínios pelo Registro.br
É sim. O próprio suporte do Registro.br entende que entradas como: “https://ftp.registro.br/pub/doc” ou “http://200.0.113.2.8080/webcam/” são válidas.
Porém, mesmo redirecionando as requisições em outros protocolos e também portas, o redirecionador vai atender apenas requisições HTTP na porta 80.
Não é possível.
O código utilizado no redirecionamento pelo Registro.br é o HTTP 302 (movido de forma temporária). Não há a opção de optar por outros códigos de redirecionamento além desses.
O redirecionamento é feito para qualquer página de um domínio ou subdomínio que desejar, não apenas a inicial.
Não se pode ter acesso ao redirecionamento de domínios com o DNS avançado. Para isso, é necessário usar o modo básico.
Assim que o usuário escolhe o modo básico, já é possível configurar o redirecionamento de domínio na hora. No entanto, pelo fato dessa alteração envolver a troca dos servidores DNS, o redirecionamento só funcionará da forma estável a partir de 2 horas (depois da escolha do modo básico).
Além disso, pode levar até no máximo 27 horas para toda a internet ter a visibilidade dessa alteração DNS.
O redirecionamento é efetivado em até 2 minutos. Porém, respostas anteriores ainda podem estar guardadas na internet e nos navegadores por até 15 minutos.
Uma vez que o redirecionamento seja feito, ele funcionará o tempo que estiver configurado no painel do usuário. Não há uma espécie de “prazo de validade” para o redirecionamento.
Entretanto, para isso, é necessário continuar renovando o domínio para que ele se mantenha sob seu controle dentro do Registro.br. Um domínio congelado por falta de pagamento, por exemplo, não realiza o redirecionamento, visto que não estaria mais sobre seu controle.